A Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) é uma técnica avançada que combina endoscopia digestiva e fluoroscopia para o diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema biliopancreático.
O procedimento inicia-se com o paciente em posição de decúbito ventral, sob sedação ou anestesia. Utiliza-se um duodenoscópio de visão lateral, inserido pela boca e passando pela garganta até atingir o esôfago, estômago e segunda porção do duodeno, onde a Papila de Vater é visualizada. Esta região representa o ponto de convergência do canal pancreático principal e do ducto biliar comum, onde as secreções pancreáticas e biliares são drenadas para o duodeno.
Após uma observação detalhada da papila, realiza-se a canulação seletiva do ducto biliar comum ou do canal pancreático principal, conforme a indicação, obtendo um colangiograma ou um pancreatograma, respectivamente. Esses procedimentos consistem na injeção de um contraste radiopaco nos canais em questão, permitindo sua visualização por fluoroscopia.
Essa técnica possibilita, na mesma sessão, a detecção e tratamento de anomalias na árvore biliar e/ou no canal pancreático principal. Para isso, são utilizados acessórios especializados que passam através do duodenoscópio, para extração de cálculos, dilatações com balão e colocação de próteses. É importante destacar que a CPRE, por ser uma técnica complexa, está mais propensa a complicações em comparação com outros procedimentos endoscópicos, sendo reservada para casos devidamente indicados e devendo ser realizada por profissional devidamente capacitado.
Geralmente, pacientes submetidos à CPRE já passaram por outros exames de imagem, como ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ecoendoscopia, que auxiliam na definição da patologia e sua localização, facilitando a interpretação dos dados obtidos pela CPRE.
Agende seu Exame / Consulta
Copyright 2024 – Profº Dr. Diogo Turiani Hourneaux de Moura – Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido pela OUSE